“Temos uma ligação umbilical”

.

Ricardo Ferreira, Marketing Manager da Unilever Foodsolutions, sublinha a importância da ligação próxima que têm com os Chefes de Cozinha.

Patrocinador desde 1997: Unilever Foodsolutions

Desde 1997 que a Unilever Foodsolutions é um dos patrocinadores das Equipas Olímpicas de Culinária. Como surgiu essa iniciativa?

A ligação da Unilever FoodSolutions às Equipas Olímpicas de Culinária surgiu de forma a reforçar a nossa ligação ao sector. Esta união, simultaneamente com outras actividades que apoiamos e organizamos, faz da Unilever FoodSolutions uma das companhias mais empenhadas no desenvolvimento do sector.

Passados 13 anos houve uma evolução visível no trabalho das Equipas e na sua visibilidade. Como patrocinadores sentiram essa evolução?

Sentimos e estamos orgulhosos por ver essa evolução. É gratificante ver que somos um dos intervenientes neste desenvolvimento mas temos acima de tudo de realçar a evolução da equipa e o esforço pela visibilidade merecida que tem sido realizado.

Sente que a maior visibilidade das Equipas trouxe uma maior visibilidade à Unilever Foodsolutions como patrocinador?

Indirectamente, sim. Mas mais importante é o desenvolvimento e reconhecimento da classe que as Equipas Olímpicas representam. A visibilidade neste tipo de apoios e o seu retorno é uma eterna questão. Para nós o mais importante é estarmos fortemente ligados à classe e isso temos feito, neste caso, desde 1997.

A importância dos patrocinadores é claramente destacada pelos Chefes das Equipas. Que valor dão a esse papel?

É recompensador ouvir essas declarações. Mas destaco que o principal trabalho é de todos os elementos que fazem parte das Equipas.

E como avaliam o papel desempenhado pelas Equipas ao levar Portugal ao mundo?

Extremamente positivo. Por mais apoio que déssemos, se a qualidade não evoluísse e se as horas de dedicação não acontecessem, todo esse apoio seria infrutífero para a classe. Todos sabemos que esta actividade olímpica é extra às suas profissões, e aqui é mais um exemplo do espírito de sacrifício.

Numa palavra conseguiria definir a ligação entre as Equipas e a Unilever Foodsolutions?

Umbilical. Sem uma classe de Chefs que evoluísse, todo o trabalho que nós realizamos dia-a-dia no mercado seria inglório. A relação entre Chefs e a Unilever FoodSolutions tem de ser umbilical, para isso trabalhamos com eles e contactamos pessoalmente centenas de Chefs por dia.

Crê que a cozinha portuguesa está suficientemente representada fora do país?

A cozinha portuguesa ainda não tem o reconhecimento internacional que Itália tem com as suas massas ou pizzas ou Espanha com as suas tapas. Todos reconhecem elevada qualidade à nossa cozinha mas falta-nos trabalhar em algo que nos identifique e nos personalize na gastronomia internacional. Como Português não é difícil pensar em pratos como o bacalhau, a sardinha ou mesmo os famosos petiscos. Temos é de conseguir exportar globalmente de forma a recebermos o devido reconhecimento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: