Madeira homenageia Equipa Olímpica


Texto e fotografias de Pedro Coelho

Foi na tarde do dia 24 de Fevereiro, exactamente três meses depois dos excelentes resultados das Equipas Olímpicas de Culinária no Luxemburgo, onde participaram em mais uma competição internacional e conseguiram um terceiro lugar mundial e uma medalha de ouro, que aconteceu a homenagem do Governo Regional da Madeira à selecção nacional, conjuntamente com a FN – Hotelaria.

A secretária regional do Turismo da Madeira, Conceição Estudante, elogiou a “nova apresentação gastronómica” que “a juventude e o saber para desenvolver o produto turístico nacional” concedem, referindo a combinação entre “aquilo que gostamos enquanto degustamos” – um tópico identificativo da nova cozinha nacional. A governante reiterou ainda a aposta “na formação, na qualificação e no reconhecimento da importância do trabalho das novas gerações”, que “recriam a gastronomia no mercado e no prato, dando-lhe novo aspecto e novas formas”.
Esta renovação, apoiada pelo Governo Regional, fez parte da estratégia do turismo local, que depois de um ano de 2010 bastante complicado, quis “crescer com as dificuldades, mantendo a calma e agregando esforços para dar nova esperança e confiança no turismo regional”.
João Abel Freitas, da FN-Hotelaria, descreveu a gastronomia como “fundamental para todos os visitantes”, referindo a “excelência fulcral” na cozinha nacional e afirmando o Vinho Madeira como um “pilar essencial do turismo regional madeirense” e no qual as “equipas olímpicas também devem apostar”.
“Nós vamos empenhar-nos para ganhar mais prémios e representar, dignamente, Portugal e regiões autónomas”, afirmou o chef António Bóia, responsável pela equipa olímpica júnior, admitindo que nem sempre esta equipa foi “reconhecida, nem pela imprensa, nem por muitas empresas e quase todas as entidades estatais”, embora tenha a agradecer a todos os que têm patrocinado as equipas e garantindo o seu “percurso mundial”, que tem aberto “novas esperanças”.
Bóia lamentou que esta homenagem tenha surgido apenas pelo Governo Regional, após “nenhum reconhecimento do Governo Central”, mesmo com o esforço das equipas em “actuar com confiança e utilizando produtos nacionais, que são de excelência, e promovendo-os”.
O chef informou-nos ainda sobre os trabalhos, já a decorrer, para as Olimpíadas de Culinária 2012, a realizar na Alemanha e que serão mais uma prova de fogo para as jovens promessas da gastronomia portuguesa.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: