Olimpíadas mudam para os júniores

As próximas Olimpíadas de Culinária de 2012, em Erfurt, vão ter novas regras para a Equipa Olímpica Júnior que já se prepara para o grande evento do próximo ano

Até às Olimpíadas de Culinária de 2008, realizadas em Erfurt, Alemanha, as provas das Equipas Olímpicas Júniores consistiam na exposição de uma mesa, a preparação de prato principal para 60 pessoas e uma prova estafeta. No próximo ano, as regras serão diferentes, segundo o regulamento enviado para todos os chefes pela World Association of Chefs Societies (WACS).

Nas próximas Olimpíadas, a prova de estafeta será eliminada. Essa é a principal diferença da competição. A prova consistia na preparação de um só menu com entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa, por todos os membros da equipa mas não simultaneamente. As tarefas tinham de ser divididas desde o início da preparação da entrada até à sobremesa. O cozinheiro que arrancasse com a prova tinha de deixar preparado o que o colega da equipa viria a precisar a seguir. Tudo feito com um limite de tempo, respeitando todas as regras e controlado ao minuto pelos membros do júri internacional.

Essa era no entanto considerada ‘a prova mais interessante’, segundo o capitão da Equipa Olímpica Júnior, António Bóia, embora exigisse uma preparação detalhada de cada um dos jovens cozinheiros.

Para além da prova ter sido eliminada, o menu quente passa a ter de ser preparado para 90 pessoas e não 60. E o menu deverá ter uma entrada e um prato principal, e já não somente um prato. A exposição de um menu apenas para avaliação pelo júri não sofre quaisquer alterações.

Assim, os membros da nova equipa júnior, que se estreou em competição no Luxemburgo no passado mês de Novembro, começam a preparar a sua participação nas Olimpíadas. As principais regras são o tamanho de cada equipa participante – cinco elementos e um capitão de equipa – e os cinco elementos não podem ter mais de 25 anos. Ao capitão da equipa só será permitido fazer a roda na cozinha na competição quente.

A competição decorrerá entre os dias 5 e 10 de Outubro de 2012, na cidade alemã de Erfurt. A entrada das dos países em competição ocorre a 5 de Outubro e a cerimónia de entrega dos prémios a 10 de Outubro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: