Equipas no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

As Equipas Olímpicas de Culinária vão confeccionar o almoço de dia 22, na Casa do Campino, com o tema ‘caça’. O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém decorrerá entre os dias 21 de Outubro e 6 de Novembro.

 Todos os anos, as Equipas Olímpicas de Culinária apresentam na Casa do Campino em Santarém, durante a Feira Nacional de Gastronomia, os pratos levados a concursos internacionais e já avaliados pelo júri. São assim dados a conhecer ao público os sabores e conjugações da cozinha olímpica, criações desenvolvidas e aperfeiçoadas durante largos meses. Na edição deste ano da Feira de Gastronomia, as Equipas Olímpicas de Culinária trazem mais novidades.

Para além do almoço que decorrerá no dia 22 de Outubro, que terá como tema a carne, os membros das equipas irão ainda fazer demonstrações de culinária. O mundo da cozinha de competição continua a ser desconhecido para muita gente e as técnicas específicas usadas nos concursos passam despercebidas. É também por isso que nos dias 22 e 23 de Outubro as equipas irão centrar a sua demonstração no processo de gelatinagem.

A gelatinagem é uma etapa final das competições de culinária, pois visa garantir que a comida exposta durante longas horas não se degrada. Só que existem variadas regras para garantir que a gelatinagem sai perfeita. E há diferentes processos, consoante o tipo de alimento que está em causa. Assim, os chefs irão demonstrar como se gelatinam peças e terrinas (dia 22) e como se gelatinam legumes (dia 23).

Mas não é tudo. Antes do fim da Feira de Gastronomia, celebra-se o Dia Internacional do Cozinheiro, a 30 de Outubro. E por ocasião da efeméride, as Equipas Olímpicas irão fazer uma exposição de arte culinária. Consistirá na apresentação do esboço dos menus que serão apresentados em Outubro de 2012, nas Olimpíadas de Culinária, na Alemanha.

Fica assim marcada a etapa de um ano: o período de tempo que resta antes do maior evento de competição culinária de todo o mundo. E com esta exposição as Equipas pretendem também dar a conhecer em maior detalhe o trabalho que fazem, a dimensão da culinária de competição e a dedicação necessária para participar numa competição internacional.

Menu de almoço (dia 22)

Para picar, presunto e queijo cabra de Granja dos Moinhos com o pão saloio

Sopa da pedra de Almeirim

Naco de veado sobre puré de castanhas acompanhado de uma feijoada de lebre

Degustação tradicional:

Pastel de nata, creme de arroz doce, fatias de Tomar

Para o café, os famosos celestes e os estaladiços pastéis crocantes de frutos secos com doce de ovos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: