Global Chefs Challenge arranca esta semana

Arranca esta semana a semi-final regional, da Europa do Sul, do Global Chefs Challenge, onde Portugal estará representado.

É no Global Chefs Challenge, entre os dias 26 e 29 de Janeiro de 2012, que as Equipas Olímpicas vão marcar presença. A final dos países concorrentes da Europa do Sul vai decorrer na cidade de Ljubljana, capital da Eslovénia. Nesta competição irá participar um membro da equipa olímpica sénior, Jorge Fernandes, e um membro da equipa júnior, João Cunha.

Como acontece em todas as competições internacionais, o menu é escolhido com antecedência, tendo em conta vários pormenores. Para esta final regional do concurso, é necessário preparar uma entrada, um prato e uma sobremesa, que serão confeccionados para oito pessoas. Ao contrário das apresentações de culinária noutras competições – como acontece na prova de exposição de mesa nas Olimpíadas de Culinária – a avaliação do júri nesta competição tem em conta a qualidade e o sabor dos pratos apresentados.

O chef Paulo Pinto, capitão da equipa sénior, explica que o menu foi escolhido ‘a pensar no gosto e técnicas do júri internacional, tendo em conta também os nossos produtos’. Levar um pouco da cultura gastronómica portuguesa, mesmo que seja através dos produtos utilizados, é uma das componentes interessantes de um concurso que junta vários países. Contudo, algumas características do gosto do júri são importantes a ter em conta na definição do menu. A maior ou menor intensidade de sabor é uma variável de grande relevância quando se discute a avaliação de um prato. Assim, a experiência adquirida junto do júri, em competições anteriores, ajuda na escolha dos sabores e conjugações.

Nos últimos meses, o trabalho começou pela definição dos produtos e dos pratos. Depois de vários treinos e testes, foram sendo acertados pormenores e foram feitas melhorias. Este é um processo demorado, para qual ter várias opiniões é muito importante. Desta forma, os concorrentes das equipas olímpicas, Jorge Fernandes e João Cunha, passaram a preparar o menu nas quantidades exactas para as oito pessoas, pedindo opiniões a diferentes convidados, sendo assim possível ter outra visão sobre o menu. Até Janeiro, resta treinar o menu até que tudo esteja perfeito.

O Global Chefs Challenge engloba várias semi-finais regionais, das quais sai um vencedor que representará a região na final do concurso, a realizar em Maio, na Coreia do Sul. Carlos Gonçalves e Celso Padeiro, membros das equipas, foram vencedores na semi-final regional da Europa do Sul, que se realizou em Lisboa em Abril de 2009.

Entrada
Lavagante recheado sobre nabo glaciado, creme de lavagante com crosta de massa e tataki de robalo com compota de tomate e puré de ervilha.

Prato
Lombo de veado com foiegras, timbale de curgete com estufado de bochecha de porco e borrego com crosta de salsa sobre pêra bêbeda

Sobremesa
Biscoito com geleia de frutos vermelhos merengado, parfait de chocolate com citrinos e sorbet de manga

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: