Dia 6 | Equipa Júnior termina a primeira prova

Às 4 horas da manhã, a equipa júnior deixou as cozinhas do hotel em direcção ao espaço onde decorrem as Olimpíadas. A noite ficou em branco. Chegaram por volta das 5h e tinham duas horas até terem de abandonar a zona da exposição das mesas. A primeira prova consistia na apresentação de várias categorias de pratos, apenas para exposição. Tudo tem de ir já pronto, daí que as últimas horas que antecedem a prova sejam essenciais para o trabalho. Depois, resta conseguir transportar tudo o que já vai pronto até ao espaço da exposição, garantindo que nada se parte ou se estraga. Em duas horas tudo tem de estar colocado no sítio. A cada equipa é atribuída uma mesa. Hoje, para além da equipa júnior de Portugal, competiram os júniores da Croácia, Eslovénia, Noruega, Guatemala, Canadá e Suíça.

O dia não ficou por aí. Alguns membros da equipa voltariam mais tarde, por volta das 14h, para falar com o júri. É esse o momento que permite recolher opiniões sobre os pratos apresentados, as escolhas, as técnicas. Os membros do júri deram a conhecer a sua opinião: elogiaram o trabalho da equipa, o facto de serem muito jovens e fizeram algumas sugestões em relação aos pratos. Já quanto à pontuação, só amanhã será conhecida.

Para a equipa sénior o dia de hoje marca a véspera da prova de exposição. Daqui a apenas algumas horas, os membros da equipa estarão a fazer o mesmo percurso que a equipa júnior. Falta empratar, acomodar todos os pratos nas carrinhas e seguir para a exposição, para que, em duas horas, a mesa fique montada. Decorrem agora as horas mais complicadas e mais tensas: os pormenores que faltam, sem esquecer o cansaço já acumulado, a tensão e a ansiedade em ver tudo pronto.

| Menu da equipa júnior apresentado na exposição |

Finger Foods

Mini-chartreuse de espargos verdes perfumada de trufa

Coxa de Codorniz marmoreada com Morilles

Cisne Crocante de Carabineiro e Ovas

Empada de Bacalhau

Menu Vegetariano

Pequena salada waldorf e feijão com aipo recheado de tofu, espargos ao vinagrete e folhas da estação em crocante de batata

Aboborinha recheada de ragoût de massa e vegetais com terrina de alcachofras e emmental gratinada, chamuça de castanhas e composto de cogumelo do bosque

Torta de laranja, parfait de requeijão e mousse de chocolate de leite

Sobremesas

Degustação de queijos internacionais, torrão de pistáchio verde tartelete de frutas

Pudim Abade-priscos com molho de frutos silvestres e vinho do Porto

Toucinho-do-céu sobre mil folhas de morango e manga com saladinha de frutas marinadas em calda de poejo

Cheesecake de côco dobre biscuit de cacau, financier de pistácio verde com ganache de três chocolates

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: