Jorge Fernandes

Jorge Fernandes

Jorge Fernandes, 24 anos, é membro da equipa júnior desde 2006. Trabalha no restaurante Rio’s, em Oeiras, desde Janeiro de 2008. Desde que teve conhecimento da existência da Selecção Nacional de Cozinha, esforçou-se para conseguir fazer parte dela. Em 2006, alcançou esse objectivo, sendo actualmente um dos membros da equipa júnior. Nasceu em Lisboa a 30 de Setembro de 1986. Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, onde fez o curso de formação profissional de cozinha, entre 2001 e 2004. No Verão de 2002, estagiou no Lapa Palace Hotel, em Lisboa, e no ano seguinte passou, como estagiário, pelo Hotel Tivoli Lisboa e Tivoli Jardim, durante um mês.

Ainda em 2003, e durante a sua formação, Jorge Fernandes participou num dos concursos nacionais para jovens cozinheiros, onde esteve entre os finalistas. Essa participação valeu-lhe o conhecimento no meio da culinária, dando-lhe contactos e facilitando-lhe a futura entrada na equipa júnior.

Em 2004, e com 17 anos, entrou no Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa. Desempenhou funções de terceiro cozinheiro entre Maio de 2004 e Abril de 2005, passando a segundo cozinheiro até Fevereiro de 2006.

Durante esse último ano no Hotel Ritz Four Seasons, foi-lhe dada a possibilidade de passar um mês no Four Seasons Resort Provence, em Terre Blanche, França (Agosto de 2005). Jorge Fernandes acredita que a evolução profissional depende da vontade, da dedicação e do esforço de cada um. E é isso que o tem movido.

Entre 2006 e Janeiro de 2008 desempenhou funções de segundo cozinheiro no restaurante Praia Café, onde António Bóia é Chefe executivo.

Após estabelecer contacto com o Chefe e treinador da equipa júnior, Jorge Fernandes foi convidado a candidatar-se para a Equipa Olímpica. Tendo passado as fases de apuramento, começou a treinar como membro da equipa. Considera ser um caminho de total aprendizagem e de muito esforço. Nos últimos  anos, já participou na Expogast 2006, no Luxemburgo; no concurso mundial de Júnior Chefe, no Dubai, em Maio de 2008; nas Olimpíadas de Culinária, em Erfurt, Alemanha, em Outubro de 2008. Prepara-se agora para representar Portugal no Hans Bueschkens Competition, o concurso mundial de Chefes Júniores, a realizar em Janeiro de 2010, no Chile.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: